X

#021 – ESTUDANDO ISAÍAS

A motivação central deste episódio é o “kapparot”. Você sabe do que se trata? A palavra em hebraico pode ser traduzida como substituição. Nos dias que antecedem o Yom Kippur, o Dia da Purificação, a tradição prevê que se tome um animal para ser sacrificado. Ritualmente, ele “assume” as faltas morais do judeu que o oferece em expiação. O objetivo é que esse substituto eliminado garanta a pureza do fiel para a festividade e para seu reingresso no “Livro da Vida”.

Há milênios promove-se essa ritualística no povo hebreu. E Haroldo Dutra Dias classifica-a como um dos jogos pedagógicos da revelação divina. Seu objetivo, contudo, é o ensino da reencarnação. Por esse instrumento de misericórdia do Criador, um corpo substitui o anterior para que o Espírito se purifique. E o elemento que propicia esse resgate são as expiações.

Outros tópicos importantes também são tratados no episódio. Haroldo chama atenção sobre a unicidade constituída pela justiça e pelo amor de Deus. Metaforicamente, seria como uma liga de dois metais ou a água do mar. Ele também aborda aspectos da contagem do tempo para os judeus. E ainda comenta as noções dos ciclos astronômicos que referenciam a evolução dos orbes.

Categorias: Estudando Isaías
Ananias:
Leave a Comment