X

#027 – ESTUDANDO ISAÍAS

No episódio anterior, foi apresentada a estrutura da segunda parte de Isaías. Ela trata da consumação da justiça e da misericórdia de Deus como atributos indissociáveis. E foi sob essa condição que o Pai prometeu o envio do Messias, seu filho primogênito, para restauração de Israel.
Haroldo Dutra Dias traçou um paralelo entre o termo hebraico tzedaká e a Lei de Justiça, Amor e Caridade. Seria essa a arquitetura da segunda parte do livro. No centro dela, a porção dedicada à caridade. E, por sua vez, no núcleo dessa seção, está o capítulo 53.
Após uma visualização geral, Haroldo faz um pouso nesse trecho delicado. Nele, Isaías trata do talya, que se pode traduzir por servo ou cordeiro. E os três primeiros versículos são analisados.
Em uma contextualização histórico-cultural, Haroldo descreve as expectativas messiânicas tradicionais dos hebreus. O povo perseguido e dominado por séculos esperava um ungido libertador que fundasse o império israelita. Mas as letras do profeta registram a antítese das prioridades mundanas. O Messias, o broto renovado, seria desprezado por sua simplicidade.

Categorias: Estudando Isaías
Ananias:
Leave a Comment