X

#030 – ESTUDANDO ISAÍAS

Vivemos de fato uma sociedade monoteísta? Haroldo Dutra Dias lança essa questão espinhosa. E a resposta é não. Outros deuses competem com o Criador por espaço no coração dos homens. E o risco de errar não é grande se afirmarmos que o Pai ocupa a menor parte.

Neste episódio do estudo de Isaías à luz do Espiritismo, o tema é idolatria. Contra ela várias vozes proféticas se levantaram e em diversas épocas. Amar a Deus sobre todas as coisas constitui mandamento central do monoteísmo judaico. E as denominações cristãs herdaram esse preceito. Por essa razão, adorar outras deidades – originárias de povos pagãos – é grave pecado para os hebreus.

Jesus afirmou que nosso coração está onde se situa nosso tesouro. Esse pensamento se associa à frase segundo a qual se torna o que se adora. Citando o profeta Oséias, Haroldo elenca diversos “baal” (ou senhores) da contemporaneidade.

A Lei de Adoração, ele recorda, estabelece-se pelo sentimento. E a devoção afetiva que se pratica atualmente, muitas vezes, coloca o Criador em segundo plano. A essas potestades efêmeras não são criadas estátuas nem cultos litúrgicos. Mas a oferta de sacrifício íntimo segue em prática.

Categorias: Estudando Isaías
Ananias:
Leave a Comment