X

#034 – ESTUDANDO ISAÍAS

Isaías é o texto mais messiânico do Antigo Testamento. Outros livros também trazem profecias a respeito da vinda do Messias. Entre eles, os Salmos e outros profetas. Contudo, Isaías é quase um quinto Evangelho. Neste episódio do estudo, Haroldo Dutra Dias prova por que.

Ele separou alguns trechos que tratam do Cristo. Esses versículos foram publicados seis séculos antes do nascimento de Jesus. E, ouvindo-os, tem-se realmente a impressão de que se trata dos Evangelhos.

Isso se deve ao fato de que, não à toa, os escritos de Isaías são os mais citados por Jesus nos relatos de Mateus, Marcos, Lucas e João. Foi o rolo que ele leu em uma sinagoga da Galileia. Igualmente está na resposta do Mestre aos discípulos de João Batista, que estava preso e buscava se certificar se se tratava mesmo do Messias.

Aliás, Haroldo recorda que mesmo o Precursor está profetizado no livro. Assim como o fato de Jesus ser descendente de Davi, uma chave para a compreensão da instauração do Reino.

Além disso, destacam-se os cânticos do servo. Mas não apenas as atribuições do Cristo encarnado estão patentes no texto. A regeneração da Terra, como missão espiritual, também é descrita. Haroldo lê os poéticos versículos que projetam a comunhão e a paz entre as criaturas.

Categorias: Estudando Isaías
Ananias:
Leave a Comment