X

#036 – ESTUDANDO ISAÍAS

Este é o penúltimo episódio do estudo de Isaías à luz do Espiritismo. O próximo será reservado às respostas aos amigos que acompanham a série. O livro do Antigo Testamento a ser estudado pelas lentes da Doutrina, na sequência, já foi escolhido. Será Êxodo, o segundo do Pentateuco de Moisés.
Hoje, Haroldo Dutra Dias realiza um voo panorâmico final sobre Isaías. Relembra as três partes do texto. E aponta para a conclusão delineada pelo profeta. É a descrição da verdadeira e plena felicidade sobre o orbe.
Aliás, essa culminância integra o tema principal de todo o escrito. Haroldo o identifica como sendo a trajetória evolutiva da humanidade, até o ápice feliz. E o guia de todo esse processo é o Cristo. Algo que vale a pena reforçar é a presença messiânica inigualável em Isaías.
Há, na profecia, um diálogo com a descrição dos mundos em escala, no capítulo III de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”. E merece destaque o caráter coletivo do texto. Desde o juízo das nações até a culminância, quase não existem menções a indivíduos, sendo o ungido uma exceção.
Quando e por que caminhos atingiremos o estágio de mundo ditoso, não sabemos. Haroldo conclui o episódio lendo um poema de Maria Dolores. “Cantiga da Esperança”, psicografado por Chico Xavier, sustenta o bom ânimo da alma por meio da fé na busca de Deus pela evolução do ser humano.

Categorias: Estudando Isaías
Ananias:
Leave a Comment