X

FENÔMENO ESPÍRITA DAS MESAS NÃO GIRANTES

Os Amigos da Luz tratam de temas sérios se utilizando da comédia. É dessa forma que o grupo de arte cênica do Rio de Janeiro divulga o Espiritismo e oferece sugestões de reflexões sobre suas vivências. O vídeo exemplifica bem essa missão.

Já desde o trabalho da Codificação, Allan Kardec alertava para o tipo em destaque no esquete. Havia aquelas pessoas que eram atraídas à Doutrina Espírita apenas pelo fenômeno mediúnico. Na visão do codificador, esses não eram os verdadeiros espiritistas. Isso porque não visavam ao aprendizado e à renovação de si próprios a partir do intercâmbio.

Pelo visto, essa qualidade persiste. Júlio deixou seu bairro distante e pegou uma condução pública para se dirigir ao centro espírita. Seu interesse era presenciar as mesas girantes. Ficou sabendo desse acontecimento associado ao Espiritismo e escolheu uma casa para verificar.

Mas acabou decepcionado. Depois de algum tempo na instituição, nenhuma mesinha, nem mesmo uma cadeira, moveu-se por causas invisíveis. Decidiu, então, expressar sua reclamação na secretaria do centro. Diante da situação inusitada, o tarefeiro aproveitou para dar ao visitante algumas explicações.

Amigos da Luz: Éramos um grupo de amigos que vivia de atuar lá pelas bandas de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro (terra onde viveu o saudoso professor Leopoldo Machado, nosso inspirador) entre apresentações de peças infantis nas escolas e temporadas nos teatros. Quando em 2007 resolvemos nos juntar para montar uma peça de tema espírita, já que esse era um assunto de interesse comum. Seria uma comédia, linguagem que nos uniu e que nos movimenta até hoje. Nasceu então a peça "MORRENDO E APRENDENDO" e com ela a CIA AMIGOS DA LUZ (a razão desse "da Luz" não é tão transcendental como parece, surgiu por causa da localidade iguaçuana onde morava parte do grupo, o Bairro da Luz). Com medo de levar tomates fluidificados na cara logo na estreia, já que a peça não só unia Espiritismo e comédia mas tinha audácia de ser encenada por homens fazendo tanto os papéis masculinos como femininos, divulgamos a primeira temporada pelos Centros Espíritas da região. Alguns, vermelhos, torceram o nariz praquela loucura, mas outros viram naquela loucura os nossos narizes vermelhos e acabaram se divertindo! Mais do que isso: se divertindo envolvidos pela temática espírita. Resolvemos continuar! Outras comédias vieram, alguns atores deixaram a companhia, outros juntaram-se a nós (entre eles a parcela mais maluca-beleza do Plano Espiritual que amorosamente nos tem carregado no colo) e as apresentações se espalharam país a fora. Mas foi em março de 2015 com o lançamento dos vídeos de Humor e Espiritismo no nosso Canal do Youtube, que rápido foram se espalhando por de milhões de telinhas de computadores e celulares por aí, que a Cia Amigos da Luz atravessou fronteiras, geográficas e do preconceito, e acabou chegando até você! ;) Muito obrigado por aparecer!
Leave a Comment