X

PRECE DA PANDEMIA

A pandemia da Covid-19 e suas consequências vêm mesmo suscitando muita oração. A sensação de que a doença e a desencarnação nos cercam altera os campos mentais. Medo, tristeza e ansiedade batem à porta. E, para muita gente, essas emoções desafiadoras vêm se convertendo em adoecimentos psíquicos.

Mas, no caso dos Amigos da Luz, se transformam em humor. Como podem? O ponto de vista espiritual do atual contexto dá margem a leituras como esta. A cena, um monólogo com Fábio de Luca, vem se repetindo, e os temas vão mudando. Só não dá pra chamar de standup porque o ator faz de joelhos.

Assim, de mãos postas sobre a cama, ele tece sua prece a Deus, neste momento de pandemia. “Senhor, estais inspirado, hein!” E, humildemente, pede para ser livrado do vírus. Afinal, ele é espírita, pessoa boa e, portanto, tem merecimento. Sua justificativa está nos muitos atendidos por meio de “todos” os trabalhos assistenciais de que faz parte.

O conteúdo da oração vai nessa alternância, entre a compreensão resignada e o apelo egocêntrico. O recado do esquete serve de alerta. O espírita em cena tem medo de morrer. E evoca alegações estranhas para “ser salvo”.

Ananias:
Leave a Comment