X

PRECE IMPOSSÍVEL

A pandemia da Covid-19 estabeleceu longos períodos de mais rígido isolamento social. E o distanciamento determinou a reinvenção de muitos hábitos. Boa parte das práticas espíritas, por exemplo, migrou para as plataformas de vídeo.

Acontece que as conexões online geram alguns tropeços. Nem sempre a internet está com sinal bom. Abrir e fechar o microfone requer certas habilidade e a atenção. A mesma coisa vale para a câmera. Para falar, convém acionar o primeiro e a segunda… Saudade das salas do centro espírita, né, meus filhos?

Os Amigos da Luz representam aqui um encontro de estudo do Evangelho. Todo o esquete se concentra nos minutos iniciais. E nos percalços enfrentados pelo grupo para, apenas, realizar a prece de abertura. Parece atuação severa dos obsessores desencarnados. Mas é só dificuldade com a tecnologia mesmo.

Esses novos ambientes requerem, por sua vez, novos comportamentos. Como mais paciência com as condições do próximo. Só que nem todo mundo se adaptou nesse sentido. Assistir, assim, no vídeo do grupo de humor, é divertido. Mas antes perder a conexão com a internet do que com a tolerância. “Amigo, você está sem áudio. Pode ligar seu microfone por gentileza?”

Amigos da Luz: Éramos um grupo de amigos que vivia de atuar lá pelas bandas de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro (terra onde viveu o saudoso professor Leopoldo Machado, nosso inspirador) entre apresentações de peças infantis nas escolas e temporadas nos teatros. Quando em 2007 resolvemos nos juntar para montar uma peça de tema espírita, já que esse era um assunto de interesse comum. Seria uma comédia, linguagem que nos uniu e que nos movimenta até hoje. Nasceu então a peça "MORRENDO E APRENDENDO" e com ela a CIA AMIGOS DA LUZ (a razão desse "da Luz" não é tão transcendental como parece, surgiu por causa da localidade iguaçuana onde morava parte do grupo, o Bairro da Luz). Com medo de levar tomates fluidificados na cara logo na estreia, já que a peça não só unia Espiritismo e comédia mas tinha audácia de ser encenada por homens fazendo tanto os papéis masculinos como femininos, divulgamos a primeira temporada pelos Centros Espíritas da região. Alguns, vermelhos, torceram o nariz praquela loucura, mas outros viram naquela loucura os nossos narizes vermelhos e acabaram se divertindo! Mais do que isso: se divertindo envolvidos pela temática espírita. Resolvemos continuar! Outras comédias vieram, alguns atores deixaram a companhia, outros juntaram-se a nós (entre eles a parcela mais maluca-beleza do Plano Espiritual que amorosamente nos tem carregado no colo) e as apresentações se espalharam país a fora. Mas foi em março de 2015 com o lançamento dos vídeos de Humor e Espiritismo no nosso Canal do Youtube, que rápido foram se espalhando por de milhões de telinhas de computadores e celulares por aí, que a Cia Amigos da Luz atravessou fronteiras, geográficas e do preconceito, e acabou chegando até você! ;) Muito obrigado por aparecer!
Leave a Comment