X

VALOR DO SERVIÇO

“Toda ocupação útil é trabalho“, que, para o ser humano, “é meio de aperfeiçoamento de sua inteligência”. Assim ensinam os benfeitores ao tratarem da Lei de Trabalho em “O Livro dos Espíritos”. Ou seja, precificar e distinguir um serviço de outro, uma profissão de outra, depende do contexto social. Constitui questão transitória e de caráter material.

Essa discussão forma o pano de fundo deste episódio dos Amigos da Luz. O grupo do Rio de Janeiro trata com humor de assuntos profundos. A inspiração para seus vídeos vem das vivências e princípios espíritas. E, neste caso, fica em evidência o conflito entre valores.

Um encanador tenta – de uma forma absurda – negar seu ofício ao perceber que quem o havia contratado era um velho conhecido. Um médico vai oferecer um jantar, mas a pia da cozinha deu defeito. Para resolver o problema, chama o encanador, Felipe. Já na cozinha, com as ferramentas nas mãos, ele reconhece o dono da casa, Rodrigo. E se envergonha da própria profissão frente ao colega de outrora.

A conversa toma um rumo hilário, com Felipe tentando convencer Rodrigo de que também é médico. Consertava encanamentos e torneiras só por hobby. Mas essa tentativa de enganar tem pernas curtas. A lição que fica desse reencontro é clara. Se tudo que se faz de útil é trabalho, todo trabalho importa!

Ananias:
Leave a Comment