X

CEGO DE NASCENÇA

A narrativa sobre a cura do cego de nascença encontra-se exclusivamente no Evangelho de João. Ela preenche todo o capítulo 9 e está repleta de ensinamentos espirituais. Marcelo Orsini oferece um estudo do trecho. O convite foi feito pelo Grupo da Fraternidade Espírita Irmã Scheilla, de Belo Horizonte.

Antes de iniciar a leitura, o expositor situa o texto no corpo evangélico. Jesus debatia com fariseus na sinagoga. Nessa conversa, atesta a própria cristandade e primazia. Então, como parte prática da lição, cura o cego, com quem se depara ao sair.

O Mestre é questionado pelos discípulos se a cegueira do homem devia-se a pecados pretéritos dele ou de seus pais. E Jesus responde que nem de um, nem dos outros. Então mistura a própria saliva à terra e passa a lama sobre os olhos do cego. Recomenda-o lavar-se no poço de Siloé, e, então, o pedinte volta a enxergar.

Inicia-se um inquérito sobre a cura entre os fariseus destacados. Ao fim, injuriado e dispensado por aqueles judeus, o homem volta a conversar com Jesus. E reconhece-o como Cristo.

Marcelo destaca e interpreta espiritualmente, em detalhe, as lições ao fim da narrativa. Ressalta a responsabilidade e o alerta à humildade a aqueles que conhecem as escrituras e as verdades espirituais.

Categorias: Palestras
Ananias:
Leave a Comment