X

CONHECER, PREVENIR E ACOLHER!

O seminário “Conhecer, Prevenir e Acolher” ocorreu no último domingo, dia 19. A realização foi do Instituto de Difusão Espírita Allan Kardec (Ideak), do norte do Rio de Janeiro.

A inspiração veio do Setembro Amarelo. A iniciativa visa fornecer informações sobre o suicídio e as doenças da mente, colaborando para a redução das ocorrências. Ela agrega instituições de saúde, governamentais e religiosas. E o movimento espírita brasileiro se engaja na campanha.

A palestra principal do encontro foi com André Trigueiro. O jornalista e expositor lançou em 2015 “Viver é a melhor opção”. O livro resultou de suas pesquisas transdisciplinares sobre o tema. E, aqui, ele apresentou tecnicamente a visão espírita do autoextermínio. Contudo, adotou uma abordagem empática, que refuta estigmas e preconceitos e prioriza o acolhimento a quem cogita desistir da luta.

Antes, o Ideak organizou um debate com Marcelo Leonel, André Mattos e Aloísio Silva. Os três são estudiosos do assunto e forneceram dados da psicologia e da psiquiatria. Alertaram a respeito da necessidade de formação de redes de apoio, na qual a família tem papel fundamental. E comentaram ainda sobre a tendência suicida entre os adolescentes.

A abertura e o encerramento do seminário tiveram o cantor e compositor espírita da Bahia Armando Lui. Todas as atividades contaram interpretação simultânea em Libras.

Categorias: Palestras
planejamento:
Leave a Comment