X

A CONTRIBUIÇÃO DO ESPIRITISMO PARA A ATUALIDADE CIENTÍFICA

Um dos pilares do Espiritismo é o científico, além do filosófico e do religioso. Mas o que a Doutrina tem afim com a ciência, de fato? E, de alguma forma, vem oferecendo contribuições à pesquisa científica?

José Raul Teixeira explica por que a resposta é positiva. Esta conferência fez parte da programação do 1°Congresso Espírita do Maranhão. O vídeo tem produção do Remanso Fraterno.

O expositor e médium traça um paralelo entre o desenvolvimento científico e a divulgação do conhecimento espírita. Ele destaca a contribuição paradigmática de Charles Darwin ao evolucionismo. Seu “A Origem das Espécies”, de 1859, é contemporâneo da Codificação. Assim é que, dois anos antes, “O Livro dos Espíritos” já havia trazido os princípios da evolução do princípio inteligente em sua trajetória no reino animal.

Raul reforça o caráter da ciência no DNA do Espiritismo. Foi ela que forneceu a Allan Kardec o método de intercâmbio com a espiritualidade e a organização das informações recebidas. Mais do que isso, o senso investigativo e crítico faz parte da experimentação espírita. Nesse aspecto, ele recordou a máxima do codificador: “Fé inabalável só o é a que pode encarar frente a frente a razão em todas as épocas da humanidade”.

Remanso Fraterno - Raul Teixaira:
Leave a Comment