X

EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE CONVULSÃO SOCIAL

Os desafios da sociedade contemporânea são o foco da palestra de José Raul Teixeira. Especificamente, ele identifica na célula do corpo social a raiz das maiores dificuldades coletivas. Trata-se da família, a responsável pela educação dos indivíduos.

O médium e conferencista entende que o afrouxamento das relações familiares é uma característica atual. E isso reflete no embrutecimento e no adoecimento moral generalizado. O agravamento do egoísmo, da ganância, do conflito e da depressão, como verdadeiras epidemias, teriam como origem, portanto, o enfraquecimento da base familiar.

Transferir a responsabilidade educacional para os governos e para o sistema de ensino é um equívoco. E o modelo para a educação de valores, dentro dos lares, é o Evangelho.

Para construir estas reflexões, Raul parte de um texto de Allan Kardec. “As Aristocracias”, em “Obras Póstumas”, tece uma linha histórica dos modelos de exercício de poder: o patriarcado, a força, os clãs e o dinheiro. E Raul identifica esses mesmos padrões repetidos hoje em dia.

Este vídeo foi registrado na capital paulista, durante o 14º Congresso da União das Sociedades Espíritas de São Paulo (USE-SP).

Remanso Fraterno - Raul Teixaira:
Leave a Comment