X

EDUCAÇÃO PARA UMA GERAÇÃO NOVA – PARTE 02

“Vossos filhos não são vossos filhos. São os filhos e as filhas da ânsia da vida por si mesma.” Assim “O Profeta” inicia sua explicação sobre os filhos no clássico de Khalil Gibran. E esse é também o mote de José Raul Teixeira na conclusão deste seminário.

Outro pensamento evocado por ele e associado ao primeiro é de Santo Agostinho. Em “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, o benfeitor ressalta que cada pai e cada mãe será questionado por Deus acerca dos filhos que confiara àqueles. Assim, neste estudo, o médium e expositor frisa principalmente a dimensão espiritual da relação parental.

As crianças não nascem como papel em branco. Há as predisposições boas a serem encorajadas e aquelas outras a redirecionar. Da mesma forma, em muitas situações, a história de um genitor com o Espírito recém-reencarnado não iniciou na existência presente.

Essas certezas da imortalidade, segundo Raul, são muito úteis para se errar menos na educação dentro do lar. O mundo contemporâneo oferece desafios na condução da geração nova. Jamais se teve acesso a tanta informação e tantas experiências sensoriais. Ou seja, o risco de se perder é considerável.

O conferencista reforça a primazia da família enquanto educadora. Valores que contenham o egoísmo e o orgulho se estruturam em casa. Fornecer a instrução formal, na escola, constitui o elo mais simples desse cultivo.

Remanso Fraterno - Raul Teixaira:
Leave a Comment