X

PODSER #022 – OS MANUSCRITOS DO MAR MORTO

Na década de 1940, uma descoberta arqueológica transformou o estudo bíblico no mundo. Dezenas de manuscritos do primeiro século foram encontrados em 11 cavernas numa região próxima ao Mar Morto e às ruínas de Qumran. O material, em pergaminho e papiro, foi mantido em ânforas de barro. E a baixíssima umidade do local permitiu que se preservasse por quase dois mil anos.

A irmã Aíla Pinheiro pesquisou esses textos, visitando o local, inclusive. E, a partir de seus estudos, desenvolveu um seminário. E retorna ao PodSER para dar uma verdadeira aula. Também participam desta edição Haroldo Dutra Dias, Thiago Franklin e Júlio Corradi. Mais uma vez, a gravação ocorreu diante do mar do Ceará, na sede do Instituto Religioso Nova Jerusalém, em Fortaleza.

Irmã Aíla e Haroldo explicam a importância dos manuscritos do Mar Morto para o estudo bíblico. Os rolos trouxeram dados culturais e religiosos importantes para a compreensão do judaísmo dos tempos de Jesus Cristo. E também contribuíram para confirmar informações conhecidas apenas dos textos da Bíblia. Assim como desmistificaram outras. As controvérsias que sucederam o achado também são lembrados nesta conversa.

Categorias: PodSER Podcast
Ananias:
Leave a Comment