X

PODSER #026 – REVISTA ESPÍRITA

Se todos os escritos de Allan Kardec formassem um edifício, a fundação seriam as cinco obras da Codificação. E os alicerces seriam os números da “Revista Espírita”. Esse pensamento é de Enrique Eliseo Baldovino. Ele foi o convidado deste PodSER, o podcast do SER. E, com Haroldo Dutra Dias e Thiago Franklin, conversou sobre o periódico.

De 1858 a 1869, o codificador esteve à frente da revista. A publicação mensal tinha a chancela institucional da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas. As páginas dos fascículos guardam uma grande riqueza em termos quantitativos e por sua diversidade.

Mais da metade dos textos assinados por Kardec foi publicado neles. E trazem registros de experiências mediúnicas, cartas e respostas e comentários espirituais sobre as mais variadas questões.

Baldovino (desencarnado em 2019) traduziu as edições da “Revista Espírita” para o espanhol. Realizou um trabalho cuidadoso, com pesquisas documentais, que renderam notas e apêndices. O argentino residia em Foz do Iguaçu (PR). E forneceu detalhes instigantes e curiosidades sobre o periódico histórico.

Categorias: PodSER Podcast
Ananias:
Leave a Comment