X

PODSER #031 – CARTA AOS HEBREUS: PARTE 02

Foi necessário um segundo episódio do PodSER com a irmã Aíla Pinheiro sobre a Carta aos Hebreus. No primeiro (#19), o encanto com a história da Nova Jerusalém e de seu fundador, o padre Caetano, e o ambiente da instituição, em Fortaleza, dominaram o programa. Agora, a epístola de Paulo é analisada com atenção.

Hebreus guarda algumas peculiaridades. A começar pelos destinatários. Não se tratava de uma comunidade ou alguém em específico, mas de uma coletividade dispersa com algo em comum: os judeus convertidos. É por essa razão que tanto do sentimento do Apóstolo dos Gentios se deixa mostrar. Afinal, escreveu para aqueles que eram como ele próprio.

Além da irmã, participam desta edição Haroldo Dutra Dias, João Romário e Thiago Franklin. Eles conversam sobre o tema central e os subsidiários da carta. A estrutura espelhada (quiasmo) tem um papel importante.

E a força teológica da epístola é destacada. Jesus Cristo como sumo sacerdote da humanidade justifica a primazia dele em comparação a todos os ritos, cultos e sacrifícios. Esse reconhecimento aponta para um novo patamar de relação com Deus, a uma nova aliança.

Categorias: PodSER Podcast
Ananias:
Leave a Comment