X

QUAL A DIFERENÇA ENTRE A PROVA E A EXPIAÇÃO?

A pergunta que dá título a este vídeo é recorrente. Aprendemos na Doutrina Espírita que a Terra é um planeta de provas e expiações. Mas o que é uma coisa e outra? E por que o ser humano encarnado necessita passar por elas?

Quem faz a distinção é Ismael Maia. De forma clara e por meio de exemplos e metáforas, o expositor espírita explica o que é prova e o que é expiação. Por meio de minidocumentários o Portal Reação visa ao esclarecimento. A iniciativa de Brasília produz audiovisuais sobre Espiritismo. São dois os formatos trabalhados. Um, por meio de depoimentos reais, mostra vivências espíritas acarretando transformações íntimas. E outros, como este, mais simples, respondem a questões importantes.

Para tratar da pergunta, Ismael lança mão de comparações. As provas são como as do colégio. Os testes aferem o estado de assimilação do conteúdo pelo aluno, ou seja, qualquer Espírito.

Já seu conceito de expiação é belo e original. Segundo ele, somos como plantas em busca natural da luz. Mas, no nosso caso, a procura é pelo amor original, divino. Se uma determinada escolha nos tira da rota dessa fonte de calor e iluminação, a Providência nos oferece artifícios de recondução a essa senda.

Portal Reação: O Portal Reação tem o intuito de mostrar que existem aspectos universais esclarecidos pela doutrina espírita que envolvem nosso ser. Por meio de depoimentos e acontecimentos, são retratados o sentimento e a ação de pessoas envolvidas no bem que tiveram suas vidas transformadas pelo conhecimento e o amor.
Leave a Comment