X

TRANSFORMAÇÃO MORAL E OS MECANISMOS DE DEFESA DO EGO – PARTE 04

Esta é a última parte do seminário. Marlon Reikdal apresenta alguns mecanismos de defesa do ego. E traz diversos exemplos para cada um. Em comum a todos, a fuga ao autoconhecimento. O encontro foi realizado em julho pela Associação Médico-Espírita de Minas Gerais (Amemg).

Todos estes mecanismos são descritos tanto por Joanna de Ângelis quanto por Carl Jung. Marlon trata da racionalização, em que se justifica qualquer atitude por pretensas causas externas. Há a compensação, observada quando o indivíduo dedica-se ao aprimoramento de uma virtude para escamotear uma imperfeição. Outra estratégia é a formação reativa, na qual o ser se aferra a uma postura inversa à própria essência. Esta, por sua vez, é recalcada.

Por fim, o psicanalista expõe a projeção. Este é, segundo ele, o mecanismo de defesa mais comum. Por ele, o sujeito expulsa de si e vê no outro aquilo que se recusa a enxergar em si.

Marlon volta a afirmar que o autodescobrimento é o único meio de aprimoramento. As reações do ego são obstáculos a isso. Mas é preciso trazer as sombras para a superfície.

Ananias:
Leave a Comment