#05 | O TEMPO E A PACIÊNCIA
SAUDAÇÃO:
5º Episódio piloto. Espiritismo.tv
PENSAR
CITAÇÃO:
O tempo não respeita as edificações que não ajudou a fazer. (Emmanuel, “Se procuras o melhor”, Palavras de Vida Eterna)
CONTEXTO:
Se Procuras o Melhor
“Mas é preciso que a perseverança produza obra perfeita, a fim de serdes perfeitos e íntegros sem nenhuma deficiência.” Tiago 1:4
A paciência vive na base de todas as boas obras.
Acalentarás sublime ideal; contudo, se não tens paciência de realizá-lo… Sonhas cumprir elevada missão; mas, se não tens paciência de sofrê-la… Levantarás preciosa instituição; contudo, se não tens paciência de sustentá-la… Queres a felicidade no lar; mas, se não tens paciência de construí-la…
Planejas belo futuro para teu filho, contudo, se não tens paciência de educá-lo… Aspiras a determinada profissão; mas, se não tens paciência de aprendêla…
Sem paciência, os mais altos projetos resultam em frustração. Observa o pomicultor que deseja fruto na árvore.
Primeiro, a paciência de preparar a gleba. Em seguida, a paciência de plantar, de cultivar, de defender, de auxiliar e de esperar a colheita madura.
O tempo não respeita as edificações que não ajudou a fazer. (Emmanuel, livro Palavras de vida Eterna, Cap. 77)
SENTIR
REFLEXÃO:
Construir, realizar, sustentar, educar, aprender, renunciar, persistir e resistir são verbos que pedem o concurso da paciência perfeita. No caminho da perfeição a paciência sustenta as boas obras. (Haroldo Dutra Dias, 7 minutos com Emmanuel, episódio #50)
O tempo, benfeitor do trabalho, é também o verdugo da inércia. (Áulus, cap. 27 de Nos Domínios da Mediunidade)
O fruto bom dá no tempo No pé pra gente tirar Quem colhe fora do tempo Não sabe o que o tempo dá.
(Frutos da Terra – Luiz Gonzaga)
Para alcançar a paciência e o heroísmo domésticos, faz-se mister a mais entranhada fé em Deus, tomando-se como espelho divino a exemplificação de Jesus, no seu apostolado de abnegação e de dor, à face da Terra. (Emmanuel, livro “O Consolador”, p. 126)