X

PENSAMENTO E VIDA – EPISÓDIO 25: TOLERÂNCIA

No vigésimo quinto vídeo da série “Pensamento e Vida”, o palestrante, Aulus Carciofi, fala sobre a lição “Tolerância”, capítulo 25 da obra ditada por Emmanuel ao médium Chico Xavier.

Para explicar a importância da tolerância, Emmanuel nos indica que ela está na base de todo o progresso efetivo. Vemos que isto não é pouco! As peças de uma máquina devem “suportar-se umas às outras”, ele nos explica, para que esta produza sua ação. A tolerância é o reflexo do entendimento (estudado no capítulo 10), plasmando esperança, paciência e perdão. Explica ele que “pedir que os outros pensem com a nossa cabeça seria exigir que o mundo se adaptasse aos nossos caprichos, quando é nossa obrigação adaptar-nos, com dignidade, ao mundo, dentro da firme disposição de ajudá-lo”, colocando a tolerância como processo natural de ajuste de nossa personalidade às necessidades do outro e do mundo. Assim, por meio da tolerância damos liberdade para o outro caminhar e agir conforme sua consciência, ela nos dá a força para “perdoá-lo e suportá-lo”. “É imprescindível tratar a ignorância com o carinho medicamentoso que dispensamos ao tratamento de uma chaga, porquanto golpear a ferida, sem caridade, será o mesmo que converter a moléstia curável num aleijão sem remédio”. Sinônimo de indulgência, a tolerância é central à prática da caridade como a devem estender os espíritas, ou seja, a benevolência, a indulgência (= tolerância) e o perdão, como se encontra em “O Livro dos Espíritos”, questão 886. Tolerar, assim, é “persistir no trabalho renovador, criando o bem e a harmonia, pelos quais aqueles que não nos entendem, de pronto, nos observem com diversa interpretação, compreendendo-nos o idioma inarticulado do exemplo.”

A série “Pensamento e Vida” é composta por 30 vídeos inspirados nas lições ditadas pelo Espírito Emmanuel e psicografadas pelo médium Francisco Cândido Xavier. Com a iniciativa, o Grupo Scheilla oferece mais uma alternativa em tempos de pandemia.

Grupo Scheila:
Leave a Comment