X

INSTRUÇÕES PSICOFÔNICAS – EPISÓDIO 26

“Se a palavra esclarece, o exemplo arrasta sempre.” Assim escreveu Emmanuel por Chico Xavier no livro “Religião dos Espíritos”. A frase serve tanto para escolhas meritórias quanto para as prejudiciais. E ressalta a prevalência da prática comparada ao ensino em termos de poder de influência.

Esse também é o teor da mensagem do próprio benfeitor neste episódio de “Instruções Psicofônicas”. A comunicação é breve e direta. Mas, como salienta Arnaldo Rocha na abertura, constitui útil lição para todos. A começar pelo título: doutrinar e transformar.

Seu teor guarda abrangência geral. Se buscamos convencer outra pessoa a adotar uma conduta desejável, sejamos nós os primeiros a assumi-la. Emmanuel focaliza, nesse sentido, o modelo de Jesus, Mestre por lecionar e exemplificar. E afirma que, se a lição acende uma luz, vivê-la é iluminar-se.

Contudo, talvez a mensagem tenha um sentido mais direto. As manifestações que deram origem a esta série, produzida pela Versátil Vídeo Spirite, ocorriam nos minutos finais das reuniões mediúnicas. Até essa culminância, na maior parte do tempo, o grupo se ocupava em atender, orientar e doutrinar Espíritos em condição de sofrimento. Pode ser que o coordenador espiritual do trabalho quisesse deixar uma orientação objetiva aos colaboradores encarnados.

Oceano Vierira:
Leave a Comment