X

INSTRUÇÕES PSICOFÔNICAS – EPISÓDIO 27

O abolicionismo no Brasil tem vários personagens. A Lei Áurea, assinada em 13 de maio de 1888, notabilizou a princesa Isabel. Mas, antes desse marco definitivo de libertação, agentes públicos, intelectuais e personalidades afrobrasileiras obtiveram conquistas graduais contra o sistema escravagista.
Um desses nomes é José Inácio Silveira da Mota. O goiano ocupou a cadeira de senador por vários anos durante o Segundo Império. Sua posição a favor da abolição era pública. E criou propostas de lei para reduzir a violência e a penalização dos escravos.
Neste episódio de “Instruções Psicofônicas“, o parlamentar desencarnado profere uma comunicação legitimamente cristã. Sua inspiração continuou sendo a condição do povo afrobrasileiro. E, em sua fala, ele enaltece a virtude da fraternidade. Somos todos irmãos, filhos do Pai.
Silveira da Mota alerta para uma situação preocupante. Nos dois planos, os grilhões da escravidão ainda atavam as mãos de muitos, quase 70 anos após a abolição. E suas palavras jogaram luzes libertadoras sobre esse quadro de triste segregação.
Esta série é uma produção da Versátil Vídeo Spirite. As psicofonias de Chico Xavier foram gravadas no Grupo Espírita Meimei, em Pedro Leopoldo, na década de 1950. Mais de 50 anos depois, os áudios foram recuperados e organizados para estas versões audiovisuais.

Oceano Vierira:
Leave a Comment