Kardec, o filme: O making of pedagógico da Codificação

“Kardec“, o filme, estreou.

E a Pátria do Evangelho vai ao cinema.

A expectativa é que, pelo menos, se repita a bilheteria obtida por “Nosso Lar”.

Em 2010, mais de 4 milhões de pessoas assistiram, no primeiro mês de exibição, à adaptação da autobiografia de André Luiz. A partir dos números do fim de semana de estreia, a procura pelo filme sobre o codificador promete bons resultados.

Os longas têm o mesmo diretor, Wagner Assis. E o esmero de produção se repete. Assim como é notável a interpretação de Leonardo Medeiros no papel principal.

Os números de “Kardec”, o filme

Números alegram, motivam. E o desempenho positivo de Kardec o filme contribui para viabilizar futuras realizações espíritas.

A divulgação da Terceira Revelação com fidelidade e clareza é uma empreitada caritativa. Assim se caracterizam os trabalhos de Wagner. Não é caso de se esperar ou desejar que filmes como “Kardec” criem mais adeptos. Se eles contribuem para que o Espiritismo seja melhor compreendido, ótimo! Se ajudam a reforçar-lhe as cores autênticas, naturais e humanas, já terá sido excelente! 

A emoção de assistir Kardec

Entretanto, no campo dos “convertidos”, o filme “Kardec” toca fundo no coração.

Em especial, dos trabalhadores. Um livro porta, em sua versão exitosa, as ideias, os valores e as imagens literárias que se deseja expressar. Mas as páginas não costumam trazer as nódoas causadas pelo suor e pelas lágrimas do autor derramadas sobre elas.

Ver o professor Hippolyte Léon Denizard Rivail imerso em pilhas de papel, desalinhado, descabelado pelo acúmulo de tarefa, devolvem um tom dourado à Codificação da Doutrina Espírita. Reviver na tela suas renúncias, padecimentos e perseguições (nos dois planos) é lição da mais nobre.

A base doutrinária do filme

Os 5 livros que orientam nossa lida e estruturam nossos princípios – O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese – recobraram um making of devido e pedagógico. Se adentramos a porta de Jesus aberta pela chave de Allan Kardec, que o sigamos com igual destemor, com a persistência digna de sua imitação.

Marcelo Uchôa, em um dos vídeos da série sobre “O que é o Espiritismo?”, lembrou um pensamento de Emmanuel.

“Começar é fácil; continuar é difícil; e terminar é crucificar-se.”

“Kardec” retrata o “calvário” a que o codificador se submeteu na Paris do século XIX. O cientista cético abraçou a causa de sua missão. E, por amor a ela, imolou-se com coragem. Confirmou não haver prova maior de amor do que doar a vida pelos amigos (Jo 15:13).

Mestre Kardec, nossa gratidão. Obrigado por prezar pela nossa amizade.

Veja abaixo o trailer do filme Kardec

 

Kardec no Espiritismo TV

Em nosso site você encontra várias palestras espíritas onde o tema é o codificador da Doutrina Espírita, Allan Kardec.

Mais vídeos relacionados a Kardec, o filme

ALLAN KARDEC – O EDUCADOR

O documentário apresenta a formação de Hippolyte Léon Denizard Rivail. Mas, principalmente, demonstra como esse processo de robustecimento intelectual foi essencial na missão de Allan Kardec. São a mesma pessoa.

Porém, se o codificador da Doutrina Espírita é célebre no mundo, o educador, menos.

O filme evidencia a importância de sua instrução cientificista para a formatação da filosofia espírita.

ESPIRITISMO – DE KARDEC AOS DIAS DE HOJE

Palestras espíritas relacionadas a Kardec, o filmeO filme traça um panorama geral sobre os preceitos básicos da Doutrina Espírita e sua contribuição para o progresso da humanidade.

Ele insere o Espiritismo na história das religiões e da espiritualidade e contextualiza o movimento espírita na atualidade. A produção apresenta ainda as obras que compõem a Codificação Espírita, sistematizada por Allan Kardec, destacando o caráter multifacetado e profundo da terceira revelação.

Uma abordagem biográfica reproduz o interesse do codificador pelos fenômenos de comunicação espiritual de sua época.

ALLAN KARDEC – O EDUCADOR E CODIFICADOR DA DOUTRINA ESPÍRITA

Congresso sobre KardecEsta é a cerimônia de abertura do 4º Congresso Espírita Mundial. Ele foi realizado em outubro de 2004, em Paris, pelo Conselho Espírita Internacional (CEI).

O objetivo foi celebrar o bicentenário de Allan Kardec. Este registro tem produção da Versátil Vídeo Spirite.

A palestra inicial foi de Raul Teixeira. Ele percorreu a trajetória do educador francês. Em sua fala, o conferencista e médium fluminense ressalta o quanto o Espiritismo se alicerça na educação. Marca que se deve ao trabalho metódico e brilhante do professor Rivail.

KARDEQUIANOS

Homenagem a Allan KardecKardequianos é uma homenagem a quatro figuras históricas do movimento espírita que já regressaram ao plano maior. Suas atuações se concentraram no estado de São Paulo.

Contudo, legaram obras importantes para o Espiritismo brasileiro. O pesquisador Oceano Vieira de Melo assina a direção e a produção do documentário da Versátil Vídeo Spirite.

A primeira homenageada é Therezinha Oliveira. Numa época em que mulheres não viajavam desacompanhadas, ela foi expositora espírita pioneira. Em 50 anos, realizou quase 3.000 palestras. Seus cursos de iniciação e estudo da Doutrina, em Campinas, toraram-se referências para gerações.