X

A PAZ DO MUNDO COMEÇA EM MIM

Esta foi a conferência de abertura do 2º Congresso da Aliança Municipal Espírita de Belo Horizonte (AME-BH). O encontro foi realizado em setembro de 2018. E o tema, paz. Denise Lino sustenta ser ilusória qualquer solução pacificadora externa.

Os contextos globais, políticos e econômicos podem propiciar momentos de serenidade. Contudo, eles são passageiros. Além disso, nenhuma conjuntura pode ser pacífica quando se vive angustiado, aflito e revoltado. Apenas indivíduos pacificados construirão uma sociedade de paz.

Eis a questão. Denise recupera uma passagem de O Evangelho Segundo o Espiritismo. Nela, Santo Agostinho explica que um mundo de expiação é exílio de espíritos rebeldes às leis divinas. Onde há rebeldia, há conflito.

É necessário que o progresso moral se dê na regeneração do planeta. A caridade será subsídio de leis e costumes humanos. Assim, a convivência pacífica com o próximo e consigo mesmo será a norma comum. E, conforme Emmanuel, todos somos capazes de colaborar com a paz global. Mesmo que anonimamente, em silêncio, em nosso pequeno raio de influência. Bem-aventurados os pacificadores!

Ananias:
Leave a Comment