X

CONHECIMENTO MÉDICO ESPÍRITA E DOENÇA CARDIOVASCULAR

A abordagem proposta pelo dr. Osvaldo Hely Moreira é bastante inovadora. O ponto de partida é o fato de que um terço dos infartos do miocárdio e dos acidentes vasculares cerebrais tem causa emocional. São afetações não programadas (não-cármicas) do centro de força cardíaco. O estresse, a depressão e a solidão são gatilhos comuns no desenvolvimento desses males.

O cardiologista realiza uma apresentação rica. A conferência combina pesquisas médicas com literatura espírita. Ela foi realizada na Associação Médico-Espírita de Minas Gerais (Amemg). O impacto emocional nas doenças cardiovasculares equivale ao da hipertensão e da obesidade. Por isso, dr. Osvaldo defende que a abordagem médica junto ao paciente deve transcender a fisiologia e os exames clínicos.

Como “carma coletivo” atual, o risco de cardiopatias de fundo psicológico e espiritual requer cuidados. O primeiro é a vigilância emocional. O segundo é a proatividade positiva. E, por fim, praticar atividades religiosas frequentes. Segundo estudos, a espiritualidade freia as chances de infartos e AVCs desse tipo.

Ananias:
Leave a Comment