X

HERCULANO PIRES – UM CONVITE PARA O FUTURO

José Herculano Pires é um legítimo pensador espírita. E este documentário apresenta algumas de suas ideias originais. O filme, lançado em 2015, tem produção da Versátil Vídeo Spirite e da Athelier. A direção é de Edson Audi.

Poeta, filósofo, jornalista e professor. O paulista de Avaré, em várias de suas frentes de trabalho intelectual, sempre representou a Doutrina Espírita. Homem de seu tempo, dispôs-se ao diálogo, sem medo, com distintas correntes de pensamento. Projetando-se ao futuro, aprofundou as reflexões espíritas, legando-as à posteridade. Entretanto, como afirma um dos amigos que participam do documentário, “Herculano ainda é um desconhecido”.

Com mais de 80 títulos de diversos estilos, o escritor foi pioneiro. Teorizou a pedagogia espírita. Tratou da educação para a morte quando não se estudava no Brasil a tanatologia e temas afins. Desenvolveu o conceito de interexistência. Escreveu literatura espírita não-mediúnica. E, em toda a sua trajetória, foi sempre coerente com a Codificação de Kardec. Sua atuação em defesa da integridade doutrinária também é destacada.

Oceano Vierira:
Leave a Comment