X

O LIVRO DOS MÉDIUNS – EPISÓDIO 10

No capítulo 3 de “O Livro dos Médiuns”, o foco de Allan Kardec é o ensino. Marcelo Uchôa comenta o trecho. Nele, o codificador fornece subsídios e técnicas de convencimento. O objetivo é a divulgação dos princípios espíritas. Esta série de estudo integra o projeto Espiritismo e Mediunidade. Seus realizadores são Marcelo e a esposa, Regina Mercadante.

“Do Método” está na parte inicial da obra. Está inserido, portanto, nas “Noções Preliminares”, anteriores ao guia prático. Kardec trabalha aqui com a necessidade de divulgar a Doutrina. Fornece argumentos, raciocínio claro e lógica persuasiva. O ponto de partida, ele elege, é a existência do Espírito. Antes de convencer o interlocutor sobre o Espiritismo, deve-se convertê-los ao espiritualismo.

Mas boa parte do episódio é dedicada ao materialismo. Kardec classifica os materialistas por grau de flexibilidade. Ele ressalva que, para os inflexíveis, argumentos espiritualistas são inúteis. E Marcelo cita duas questões de “O Livro dos Espíritos” para elucidar essa postura.

Marcelo Uchoa:
Leave a Comment