X

O LIVRO DOS MÉDIUNS – EPISÓDIO 16

Allan Kardec confronta os opositores da Doutrina Espírita no capítulo 4 de “O Livro dos Médiuns”. Ele foi intitulado “Dos Sistemas”, que são as linhas de raciocínio contrárias. Marcelo Uchôa afirma estarmos analisando um verdadeiro presente. A série de estudo é produzida por ele e pela esposa, Regina Mercadante. A iniciativa é uma das frentes do projeto Espiritismo e Mediunidade.

No capítulo, primeiro o codificador apresenta o pensamento opositor à Doutrina. Na sequência, confronta-o. A perspicácia da lógica e a elegância marcam sua argumentação. Neste episódio, o foco é o sistema de negação. Ele estava associado ao pensamento materialista.

Kardec percebeu quanto o Espiritismo era rechaçado sem ser conhecido. No seu nascedouro, era vítima de preconceito e zombaria. Marcelo relaciona essa discussão à conclusão de “O Livro dos Espíritos”. Segundo o apresentador, poucos espíritas a leem. Logo na abertura, o codificador faz um apelo aos críticos. Que conheçam o que criticam, sob pena de serem levianos.

Marcelo Uchoa:
Leave a Comment