X

O LIVRO DOS MÉDIUNS – EPISÓDIO 18

O estudo de “O Livro dos Médiuns” aprofunda-se no capítulo 4. “Dos Sistemas” é o último da parte “Noções Preliminares”. Allan Kardec apresenta as linhas de raciocínio que, à época, negavam o fenômeno mediúnico. Ele descreve cada uma e as refuta. Em análise neste episódio, os sistemas das causas físicas e de reflexo.

Marcelo Uchôa destaca a argumentação segura do codificador. Trata-se de um fundamental esforço de defesa da nova filosofia. Esta série integra o projeto Espiritismo e Mediunidade. Seus realizadores são Marcelo e sua esposa, Regina Mercadante.

Para parte dos céticos, todas as manifestações tomadas como mediúnicas eram causadas por eletromagnetismo. Esse era o sistema das causas físicas. Kardec considerou o discurso racionalmente estruturado. Porém, como explicar o teor intelectual das mensagens apenas pelo magnetismo?

Já o sistema de reflexos é de grande elaboração criativa. As manifestações, segundo esses antagonistas, originavam-se não de espíritos. O dito médium, na verdade, captava as ondas de pensamento dos encarnados próximos. Assim formava suas mensagens.

Marcelo Uchoa:
Leave a Comment