X

O LIVRO DOS MÉDIUNS – EPISÓDIO 20

Apenas Espíritos maus se manifestam por mediunidade? Ou seriam apenas os bons? Quando a Doutrina Espírita foi sistematizada, esse tipo de questionamento era comum. E é o tema deste episódio de “O Livro dos Médiuns”.

A série é produzida por Marcelo Uchôa e pela esposa, Regina Mercadante. Os vídeos fazem parte do projeto Espiritismo e Mediunidade. Em análise, o capítulo 4. “Dos Sistemas” encerra a parte preliminar e teórica da obra.

Nesse capítulo, Allan Kardec apresenta e refuta as linhas de raciocínio contrárias à prática mediúnica. São elas os sistemas. Nas estruturas de pensamento dispostas até aqui, os opositores rechaçavam a hipótese de comunicação com desencarnados. Ainda que o resultado fosse intelectualmente elaborado, era fruto de telepatia ou do subconsciente da figura tida como médium.

Agora, Marcelo apresenta o sistema “Pessimista, diabólico ou de demoníaco”. Por esse raciocínio, a mediunidade se confirma. Porém, apenas os Espíritos de mais baixas aquisições morais se manifestariam. Kardec confronta essa tese em nove passos. Por que Deus, justo e bom, permitiria o intercâmbio somente com os maus?

Marcelo Uchoa:
Leave a Comment