X

O LIVRO DOS MÉDIUNS – EPISÓDIO 21

O estudo do capítulo 4 de “O Livro dos Médiuns” chega à reta final. No episódio anterior, Marcelo Uchôa apresentou o sistema pessimista. Segundo essa linha de raciocínio, apenas Espíritos maus comunicam-se pela mediunidade. Agora, estamos diante de dois pensamentos opostos, para os quais apenas as boas entidades se manifestam.

O capítulo “Dos Sistemas” encerra as “Noções Preliminares” da obra. Nele, Allan Kardec vem descrevendo os raciocínios que, à sua época, contestavam a prática mediúnica. E Marcelo vem comentando um a um. Ele e a esposa, Regina Mercadante, são os responsáveis pelo projeto Espiritismo e Mediunidade, que realiza esta série.

O primeiro sistema disposto aqui é o “Otimista”. Ele é exatamente inverso, portanto, ao “Pessimista ou Diabólico”. Outro, ainda mais radical, é o “Unispírita”, que acreditava ser ninguém menos do que o Cristo – e apenas ele – o Espírito comunicante. Evidentemente, Kardec refutou essas linhas. E alertou para o perigo da falta de cautela a respeito do interlocutor durante o intercâmbio.

Marcelo Uchoa:
Leave a Comment