X

O LIVRO DOS MÉDIUNS – EPISÓDIO 22

Este episódio conclui o estudo do capítulo 4, “Dos Sistemas”. Assim, chega ao fim também a parte inicial de “O Livro dos Médiuns”, as “Noções Preliminares”. Neste vídeo, Marcelo Uchôa analise os três tópicos finais. São duas linhas de raciocínio e uma conclusão. Estão no trecho verdadeiros pilares conceituais da Doutrina Espírita.

Marcelo e a esposa, Regina Mercadante, são os realizadores desta série. Ela integra o projeto Espiritismo e Mediunidade, que se dedica ainda a outras obras.

Allan Kardec elenca no capítulo os sistemas. São pensamentos que rechaçam ou criticam a mediunidade. Depois de refutar essas ideias – algumas absurdas –, ele apresenta o sistema “multispírita ou polispírita”. Assim, sustenta a diversidade numérica e moral dos Espíritos que se manifestam mediunicamente. Destacam-se os princípios doutrinários dispostos em tópicos para explicar o modelo.

Por fim, o codificador escreve sobre o “Sistema da Alma Material”. Trata-se, na verdade, do perispírito. E reforça o objetivo de transformação moral que estrutura o Espiritismo.

Marcelo Uchoa:
Leave a Comment