X

#001 – ESTUDANDO ISAÍAS

Haroldo Dutra Dias abre nova série dedicada ao estudo de um livro do Antigo Testamento. Depois de Levítico e Gênesis, também disponíveis em Espiritismo.TV, a escolha é por um livro profético. Isaías estará sob o foco dos princípios da Doutrina Espírita.

Mais uma vez, o objetivo é apresentar a estrutura e os temas principais da obra. Haroldo faz o convite a um voo panorâmico sobre ela. Assim, pretende estimular o pesquisador a empreender mergulhos próprios.

Ele inicia com algumas reflexões sobre o caráter de um profeta. O que é profetizar? Por que e de que maneira ele se constitui uma pessoa especial? Qual a relação dele com Deus e com sua comunidade?

Haroldo salienta que se deve rever uma ideia hegemônica. O profeta não é um microfone, ou seja, um instrumento sem vida e sem vontade. Por outro lado, o que diz não resulta meramente de suas expressões íntimas. Nem um extremo, nem outro.

Um profeta tem inteligência e sentimentos próprios. Também tem preferências e comete erros. Mas é capaz de sentir mais vivamente o amor de Deus por seus filhos e reverberá-lo.

Categorias: Estudando Isaías
Ananias:
Leave a Comment