X

O LIVRO DOS MÉDIUNS – EPISÓDIO 29

A série com Marcelo Uchôa entra em uma fase densa. “Da teoria das manifestações” é o quarto capítulo da parte experimental ou prática da obra. Seus itens são robustos. Nele, Allan Kardec se dedica a detalhar os processos envolvidos no intercâmbio mediúnico.

Este estudo de “O Livro dos Médiuns” é produzido pelo apresentador e pela esposa, Regina Mercadante. Eles são os responsáveis pelo projeto audiovisual Espiritismo e Mediunidade.

Qual é o papel do médium em uma manifestação? Como se dá a interação dele com o Espírito comunicante? Como atuam a potência anímica e o fluido cósmico nesse processo? O desencarnado que se comunica intervém diretamente na matéria? Questões desse tipo são as que o codificador busca responder. Para tanto, ele transcreve suas perguntas e as respostas dos Espíritos.

Marcelo apresenta a estrutura do capítulo. E conecta os temas a algumas questões de “O Livro dos Espíritos”. Elas trazem conceitos úteis para o proveito do estudo. Interessante é verificar a transparência de Kardec. Ele admite que possuía dimensões diferentes – e, portanto, erradas – dos mecanismos descritos pelos interlocutores.

Marcelo Uchoa:
Leave a Comment