X

JAN HUS – O REFORMADOR CRISTÃO

Em 1415, o sacerdote tcheco Jan Hus foi executado na fogueira. Havia denunciado por décadas a opressão, a corrupção e os desmandos da Igreja. Amado por seu povo, foi um precursor da Reforma e inspirador de Lutero. Porém, acusado de heresia, acabou excomungado pelo Papa. E não se retratou, em nome da Verdade.

O ambiente revolto da Boêmia teve no martírio de Hus um estopim. Era o marco da chamada Revolução Hussita, que levou à fundação de uma igreja dissidente.

“Jan Hus, o reformador cristão” é o primeiro filme da trilogia que registra esse período da história tcheca. Ela foi dirigida por Otakar Vávra ao longo da década de 1950. A distribuição do longa é da Versátil Vídeo Spirite. A produção apresenta a trajetória do missionário e suas principais demandas de reforma eclesiástica.

Para o Espiritismo, o sacerdote da Boêmia tem grande apreço. Ele reencarnaria séculos depois como Allan Kardec. Na abertura do filme, Haroldo Dutra Dias lê um texto de Irmão X, psicografado por Chico Xavier, do livro “Doutrina-Escola”. O trecho relata o momento, no plano espiritual, em que Jesus confia a Hus a tarefa de trazer ao mundo a Terceira Revelação.

Oceano Vierira:
Leave a Comment