X

O LIVRO DOS MÉDIUNS – EPISÓDIO 38

No capítulo 5 de “O Livro dos Médiuns”, Allan Kardec se dedica às manifestações físicas. Batidas, pancadas e movimentação de objetos estão sob a lupa do autor. É esse tipo de fenômeno que se espalhou pela Europa no século XIX, simbolizadas pelas mesas. E a Codificação veio dar naturalidade a ele. Isto é, explicou-o segundo as leis naturais.

Marcelo Uchôa complementa o estudo com exemplos úteis. Ele a esposa, Regina Mercadante, são os realizadores do projeto Espiritismo e Mediunidade. Esta série e outras direcionadas a obras espíritas resultam dessa iniciativa.

O codificador alerta para a causa do fato. O barulho pode ser resultado do vento ou de um animal. Mas, se confirmado tratar-se de um Espírito, que mobiliza fluidos para se manifestar, não há razão para temer. Sendo um “batedor”, os ruídos que causa incomodam, mas não prejudicam.

Kardec ressalva que nem sempre são entidades inferiores que se utilizam desse artifício para se comunicar. O autor e a intenção podem ser elevados. E Marcelo lembra a experiência do próprio codificador, descrita no episódio anterior.

Ananias:
Leave a Comment