X

O LIVRO DOS MÉDIUNS – EPISÓDIO 62

O episódio anterior finalizou o estudo do capítulo 14 de “O Livro dos Médiuns”. Nele, Allan Kardec conceitua as mais diversas expressões da mediunidade. Já o seguinte – tema deste vídeo – é dedicado à psicografia ou escrita mediúnica. Mas por que reservar um capítulo inteiro a uma modalidade específica sendo que o anterior havia se ocupado de várias?

O próprio codificador dá algumas indicações. A psicografia constitui o formato de intercâmbio mais proveitoso e cômodo, segunda ele. Além disso, é o que possibilita maior campo de aprimoramento por meio do exercício. Convém lembrar que os médiuns escreventes foram os maiores colaboradores do trabalho que resultou na Codificação Espírita.

Sobre a escrita mediúnica, Kardec estabelece uma gradação em cinco categorias. A psicografia pode ser mecânica, semimecânica, intuitiva, inspirada ou involuntária e por pressentimento. As variações de descrição são sutis. Mas Marcelo Uchôa é bastante didático ao apresentá-las e explicar as diferenças. Trata-se mais de uma escala, de um continuum, do que de classes estanques.

Ananias:
Leave a Comment