X

O LIVRO DOS ESPÍRITOS – EPISÓDIO 32

Com o episódio, a série conclui o estudo da parte inicial de “O Livro dos Espíritos“. “Das Causas Primárias” é a primeira de quatro. E, neste vídeo, Marcelo Uchôa fecha a explicação “Do Princípio Vital”.

Depois de buscar a distinção entre vida e morte orgânica, Allan Kardec se dedica a outro binômio. Ele questiona à espiritualidade sobre inteligência e instinto. E é no mínimo curioso essa investigação estar inserida no capítulo que trata do princípio vital.

O codificador parte da seguinte premissa. Estaria nessa elaboração do fluido cósmico que garante a vida física a origem da inteligência? Qual seria sua fonte? Kardec se esforça, por meio de uma série de questões, em receber dos benfeitores uma distinção mais precisa entre a razão deliberada e o instinto. Contudo, percebe-se que não a obtém.

Marcelo ilustra as respostas do trecho com conhecimentos da filosofia e das ciências naturais. E encerra o episódio fazendo uma bela analogia para ressaltar a presença de Deus na sublimidade da criação.

Ananias:
Leave a Comment