X

O LIVRO DOS ESPÍRITOS – EPISÓDIO 47

Estudamos o capítulo “Da volta do Espírito, extinta a vida corpórea, à vida espiritual”. Ele é o segundo da segunda parte de “O Livro dos Espíritos“. No trecho em foco neste episódio, Allan Kardec propõe uma série de questões sobre a separação entre a alma e o corpo.

Algumas dessas perguntas traduzem as dúvidas e as curiosidades mais básicas a respeito da morte. O que se verifica, de fato, para se atestar a extinção da vida orgânica? Esse momento é sempre doloroso? E como o Espírito se percebe quando volta ao mundo espiritual?

Igualmente, as respostas dos benfeitores trazem conteúdos basilares para o Espiritismo. Marcelo Uchôa destaca delas duas coisas. Uma é o termo laço ou o verbo enlaçar. Os Espíritos que elucidam os temas utilizam essas palavras para descrever a ligação entre o corpo e a alma.

Outro fato a ser sublinhado nas questões é a condição dos recém-desencarnados. A natural e serena (ou dolorosa) transição depende em geral de dois fatores: o grau de apego do Espírito à matéria e a maneira mais ou menos justa com que se conduziu ao longo da existência.

E sobre as mortes abruptas – em especial as ocasionadas pelo suicídio -, como se dá o desenlace? Marcelo traz as explicações e comenta.

Marcelo Uchoa:
Leave a Comment