A vida após a morte segundo o Espiritismo: O que acontece na hora da morte segundo o Espiritismo? Quanto tempo e espírito fica no corpo após a morte? Quanto tempo o espírito fica na Terra após a morte?

Na Revista Espírita de Julho de 1865, lemos:

Dia virá em que os homens, vencidos pelos males engendrados pelo egoísmo, compreenderão que seguem o caminho errado, e Deus quer que eles encontrem o caminho à sua custa, porque lhes deu o livre arbítrio. O excesso do mal lhes fará sentir a necessidade do bem, e eles se voltarão para este lado [o do bem], como para a única tábua de salvação. Quem os levará a isto? A fé séria no futuro, e não a crença no nada após a morte; a confiança num Deus bom e misericordioso, e não o medo dos suplícios eternos.

Como é a vida após a morte segundo o espiritismo?

A vida após a morteO que acontece na hora da morte segundo o Espiritismo?

Segundo a doutrina espírita, de acordo com as próprias palavras do Evangelho, com a lógica e a mais rigorosa justiça, o homem é filho de suas obras, durante esta vida e após a morte; ele não deve nada ao favor: Deus recompensa-o pelos seus esforços, e pune-o pela negligência enquanto for negligente. O que acontece é uma mudança do lado material para o lado espiritual.

O que diz O Livro dos Espíritos?

Na pergunta 149 de O Livro dos Espíritos lemos:

“Que sucede à alma no instante da morte?” e a resposta não poderia ser mais clara: “Volta a ser Espírito, isto é, volve ao mundo dos Espíritos, donde se apartara momentaneamente.”.

Já na questão 150 do mesmo livro, Kardec questiona: “A alma, após a morte, conserva a sua individualidade?” e os espíritos categoricamente afirmam: “Sim; jamais a perde. Que seria ela, se não a conservasse?”

A questão 152 fecha o tema com a perqunta:

“Que prova podemos ter da individualidade da alma depois da morte?”

Com a resposta dos espíritos:

“Não tendes essa prova nas comunicações que recebeis? Se não fôsseis cegos, veríeis; se não fôsseis surdos, ouviríeis; pois que muito amiúde uma voz vos fala, reveladora da existência de um ser fora de vós.” e Kardec comenta dizendo que os que pensam que, pela morte, a alma reingressa no todo universal estão em erro. Se eles supõem que, semelhante à gota d’água que cai no oceano, ela perde ali a sua individualidade.

Palestras espíritas sobre a vida após a morte

O que acontece na hora da morte segundo o Espiritismo?

A Vida Depois da Morte

A Vida Depois da Vida

Vida e Morte

 

 

 

 

 

O que o Espiritismo tem para nos contar sobre a vida após a morte?

A doutrina espírita nos ensina que o processo de desencarne é algo que depende muito de cada pessoa e de como ela viveu sua vida. Não existe uma regra geral que agrupe todos os casos.

Kardec resume os diferentes processos de desencarne, os agrupando quanto ao momento em que se dão e quanto à facilidade ou dificuldade do processo e seus efeitos no espírito:

“Se no momento em que se extingue a vida orgânica o desprendimento do perispírito fosse completo, a alma nada sentiria absolutamente.

Se nesse momento a coesão dos dois elementos (os dois corpos: espiritual e carnal) estiver no auge de sua força, produz-se uma espécie de ruptura que reage dolorosamente sobre a alma.

Se a coesão for fraca, a separação torna-se fácil e opera-se sem abalo.

Se após a cessação completa da vida orgânica existirem ainda numerosos pontos de contacto entre o corpo e o perispírito, a alma poderá ressentir-se dos efeitos da decomposição do corpo, até que o laço inteiramente se desfaça”

Na pergunta 155 de O Livro dos Espíritos encontramos a seguinte questão:

Há uma linha divisória bem marcada entre a vida e a morte?

E a resposta esclarece o que acontece na hora da morte:

“Não; a alma se desprende gradualmente e não escapa como um pássaro cativo subitamente libertado. Porque os dois estados se tocam e se confundem, de maneira que o Espírito se desprende pouco a pouco dos seus liames; estes se soltam e não se rompem.”

Palestras espíritas sobre Como lidar com a morte

O medo da morte é a maior causa de medo que o homem carrega?

COMO LIDAR COM A MORTE - Estudo 2

COMO LIDAR COM A MORTE – ESTUDO 02

COMO LIDAR COM A MORTE - estudo 3

 

 

 

 

 

Quanto tempo e espírito fica no corpo após a morte?

Cada espirito tem a sua história e suas necessidade de aprendizado e são esses fatores, mais a Compaixão Divina que atenua a nossa caminhada na Terra, que determina o tempo necessário entre as encarnações.

Após o período de readaptação do desencarnado ao plano espiritual ele começa uma fase que pode ser mais ou menos longa de aprendizado e revisão das suas encarnações, sempre com o objetivo do aprendizado das leis divinas e do crescimento moral do espírito.

Caso os mentores espirituais achem necessário uma encarnação esse processo é iniciado, com a maior ou menor participação do indivíduo que vai encarnar, segundo o seu adiantamento moral.

Quanto tempo o espírito fica na Terra após a morte?

Aqui a resposta é parecida com a data para o tempo que o espírito fica no plano espiritual após a morte: depende do espírito. Em termos gerais, esse tempo depende do desprendimento do ser dos temas da Terra, de como ela levou a sua encarnação no planeta terrestre.

Se foi uma pessoa muito ligada aos bens materiais, que nunca cuidou de seu espírito, esse processo será mais lento, por conta da conexão de pensamento e vibratória que o espírito tem com as coisas terrenas.

Caso o espírito consiga contrabalançar as preocupações do nosso planeta com as questões morais e espirituais, na hora de seu desencarne estará mentalmente mais preparado para deixar tudo para trás e seguir no caminho do plano espiritual.

Um caso extremo é o suicídio, que vai precisar ser tratado em um verbete em separado.

Como lidar com a Morte

Queremos sugerir a você o estudo “Como lidar com a Morte” com Dr. Roberto Lúcio da AMEMG, onde é abordado o medo da morte por ser a maior causa de medo que o homem carrega.

É morte é vista não apenas por seu significado restrito de cessação da vida, mas também e principalmente por todos os medos advindos da ideia de morte, como aniquilamento, impermanência, perdas, sofrimento, ser enterrado vivo e da qualidade de morrer.

Dr. Roberto explica o porquê desses medos bem como o fato de nem os grupos materialistas, nem os espiritualistas e, dentre estes últimos nem os reencarnacionistas, conseguirem acabar com esse medo e termina lendo belíssima historia do livro “Histórias da Vida, nos passos do Mestre”, enfocando o fato de termos que aprender a lidar definitivamente com a finitude e a infinitude da vida.

Vida após a morte e o Espiritismo

Vocabulário do Espiritismo.TV

Já conhece o Espiritismo.tv?

O Espiristimo.tv é uma Plataforma de Vídeos e Palestras Espiritas, aqui você encontra, Músicas, Filmes, Séries de Estudos, e muito mais sobre Espiritismo!