X

O LIVRO DOS ESPÍRITOS – EPISÓDIO 52

“Transmigrações progressivas” é um item do capítulo “Da Pluralidade das Existências”, de “O Livro dos Espíritos“. E é o conteúdo estudado no episódio. Antes de analisar as sete questões dedicadas ao tema, Marcelo Uchôa trabalha o conceito do título.

De forma geral, o trecho trata da sucessão das reencarnações do Espírito. Verifica-se o progresso moral e intelectual dos indivíduos nesse sequenciamento. Sendo que o avanço se dá com duas características. Não há saltos evolutivos nem retrocessos.

Allan Kardec inicia sua investigação dos primórdios da existência. Os benfeitores fazem, então, uma analogia com a vida corporal. O Espírito também possui suas fases de infância, juventude e maturidade. E, para atingir a culminância em termos de experiências, precisa passar por cada um desses estágios. Assim, uma encarnação seria o equivalente a um dia na vida material, com suas oportunidades de trabalho e aprimoramento.

O conjunto de informações explorado é extenso. O codificador comenta boa parte das questões, que também se desdobram. Fica patente no item, como um todo, a necessidade da experiência na carne como meio de se promover essa inarredável evolução espiritual.

Marcelo perpassa todo o trecho. Destaca algumas explicações e fornece exemplos para melhor compreensão. Ao fim de sua apresentação, ele responde perguntas dos internautas.

Marcelo Uchoa:
Leave a Comment