X

O LIVRO DOS ESPÍRITOS – EPISÓDIO 55

A série “O Livro dos Espíritos” está estudando o capítulo “Da Pluralidade das existências”. Este é o quarto da segunda parte da obra. Nele, Allan Kardec busca compreender as condições e as conexões das vidas corpóreas sucessivas dos indivíduos.

Neste episódio, Marcelo Uchôa apresenta o item “Parentesco, filiação”. De forma geral, suas quatro questões tratam das conjunções e distinções entre família material e família espiritual. A abordagem traz pontos que movem a curiosidade ainda atualmente.

O codificador busca entender, por exemplo, se o princípio da reencarnaçãoreduz a importância afetiva que se deve dar à parentela consanguínea. Mas os benfeitores respondem que é exatamente o inverso. E, sobre o orgulho dos antepassados, celebrados em certas festividades, perde o sentido com a certeza das múltiplas existências?

Marcelo comenta o conteúdo. E ressalta o caráter da família como condição de reencontro de almas afins. Sendo essa afinidade construída no passado por experiências compartilhadas no bem ou no mal. Antes de entrar nas questões, ele traz informações da legislação civil brasileira sobre parentesco e família. E destaca a diferença entre ascendência e descendência. Já ao fim da apresentação, responde a perguntas dos internautas.

Marcelo Uchoa:
Leave a Comment