X

O LIVRO DOS ESPÍRITOS – EPISÓDIO 78

A “Transmissão oculta do pensamento” é o tema do episódio de “O Livro dos Espíritos“. O item integra o capítulo VIII da segunda parte, “Da Emancipação da Alma“. Em suas três questões, Allan Kardec busca entender como uma ideia pode surgir na mente de mais de uma pessoa ao mesmo tempo.

O título pode dar a entender de algo similar à chamada telepatia. Mas não é propiciamente o caso, já que não há um emissor e um receptor. A investigação se direciona ao fenômeno da sintonia mental entre encarnados. E um detalhe: ocorrendo quando eles estão em vigília.

Na abertura, Marcelo Uchôa faz uma introdução interessante. Comenta pesquisas acadêmicas e teses místicas a respeito do assunto. E lembra como invenções célebres, como o avião e a lâmpada, foram desenvolvidas por pesquisadores distintos, em locais diferentes e de forma simultânea, num tempo em que a comunicação era mais difícil de se efetuar.

Em suas respostas, os benfeitores afirmam que a encarnação não restringe de todo a capacidade de a alma se emancipar. O compartilhamento de pensamentos é algo possível de ocorrer em vigília. E a afinidade entre as pessoas o favorece.

Marcelo Uchoa:
Leave a Comment