X

O LIVRO DOS ESPÍRITOS – EPISÓDIO 82

Aproxima-se da conclusão o estudo do capítulo VIII da segunda parte de “O Livro dos Espíritos“. Em “Da Emancipação da Alma“, Allan Kardec busca compreender as condições e formas em que se observa esse fenômeno. Ou seja, como alguém pode experimentar o mundo imaterial estando encarnado.

Este episódio dedica-se à chamada dupla vista ou segunda vista. O codificador explora o tema e pede esclarecimentos sobre diversas de suas nuanças. Por essa condição, o indivíduo percebe a realidade espiritual. Mas, apesar do nome, não se refere à visão, como a entendemos, com os olhos e a interpretação cerebral.

Antes, trata-se de uma faculdade do Espírito que, por hora, encontra-se limitado pelo corpo físico. Nesse sentido, Marcelo Uchôa faz uma ressalva. Dupla vista não é mediunidade, posto que não diz respeito, necessariamente, à comunicação com desencarnados.

Entendido o conceito, as questões desenvolvem a investigação. Kardec questiona se a propriedade permite a previsão do futuro, como no caso dos ledores de sorte. Pergunta se é possível desenvolvê-la ou herdá-la dos pais, se depender de predisposições orgânicas. E em quais condições ela aflora.

Marcelo Uchoa:
Leave a Comment