X

O QUE É O ESPIRITISMO – EPISÓDIO 09

Marcelo Uchôa dá mais um passo na abertura de “O que é o Espiritismo”. E um passo fundamental. Ele lê e comenta o relato de Allan Kardec sobre a publicação de “O Livro dos Espíritos”. Esta série integra o projeto Espiritismo e Mediunidade. Seus idealizadores são o apresentador e a esposa, Regina Mercadante.

A biografia do codificador é uma introdução ao opúsculo. Ela foi escrita por Henri Sausse. Baseia-se, majoritariamente, em impressões do próprio Kardec extraídas de outras obras. Neste episódio, o momento em que o marco da Doutrina Espírita veio a público.

As cerca de 500 questões foram organizadas a partir dos cadernos repassados a Kardec. Os amigos que o convidaram para as reuniões confiaram a ele a organização das psicografias. A partir do ingresso do professor Rivail ao trabalho, os encontros passaram a ter caráter objetivo e privativo.

Estruturada a primeira versão de O Livro dos Espíritos, o educador tomou uma decisão. Assinou a obra com pseudônimo para não contaminar a recepção. Escolheu seu nome druida de uma encarnação passada. Para Marcelo, após tanta dedicação, essa foi uma demonstração de humildade.

Marcelo Uchoa:
Leave a Comment