X

O QUE É O ESPIRITISMO – EPISÓDIO 03

A série sobre “O que é o Espiritismo?” abre um parêntese. Marcelo Uchôa dedica o terceiro episódio ao Auto de Fé de Barcelona. O vídeo tem produção de Regina Mercadante. Ele integra o projeto Espiritismo e Mediunidade.

Em 9 de outubro de 1861, cerca de 300 livros e brochuras sobre Espiritismo e espiritualidade foram incinerados na cidade espanhola. O ato decorreu de um posicionamento oficial das autoridades eclesiásticas. A maioria das obras era de Allan Kardec. Faziam parte do carregamento várias obras. Entre elas, “O Livro dos Espíritos”, a “Revista Espírita”, “O Livro dos Médiuns” e “O que é o Espiritismo?”.

Na edição do mês seguinte da “Revista =”urn:enhancement-f38a4699″ class=”textannotation”>Espírita”, Kardec comenta o episódio. É no artigo que o intitula Auto de Fé de Barcelona. Além do texto, duas mensagens espirituais dedicam-se à fogueira dos livros.

Marcelo tem duas justificativas para relembrar o auto e o texto da revista. O primeiro é apresentar a conjuntura em que se desenvolveu a Doutrina Espírita. O segundo, alertar para a intolerância de crença. O mal se reapresenta forte na atualidade.

Marcelo Uchoa:
Leave a Comment