X

O QUE É O ESPIRITISMO – EPISÓDIO 04

Neste episódio, Marcelo Uchôa trata de traços biográficos de Allan Kardec. Em destaque, a vida e a época do codificador do Espiritismo. Esta série faz parte do projeto Espiritismo e Mediunidade. Ele é produzido pelo apresentador e pela esposa, Regina Mercadante.

A base do comentário é a biografia de Henri Sausse. O francês tinha 18 anos quando Kardec desencarnou. Deu continuidade à frente de divulgação da Doutrina. Teve como companheiros nomes como Gabriel Dellane e Léon Denis. E seu trabalho biográfico foi anexado a “O que é o Espiritismo?” a partir da 6ª edição.

Sausse utilizou relatos de amigos e conhecidos do professor Rivail. Entretanto, em nome da fidedignidade, baseou-se em outra fonte. Foi buscar nos números da Revista Espírita o caráter do biografado. Marcelo aproveita para apresentar o periódico.

Kardec respondia aos críticos com seriedade e elegância. Aliás, seriedade é uma marca nítida. Não haveria outra qualidade para o homem que desenvolveu o trabalho dessa envergadura. Mas ele não era um homem sisudo. Apesar de os retratos dele demonstram o contrário.

Marcelo Uchoa:
Leave a Comment