X

O QUE É O ESPIRITISMO – EPISÓDIO 21

Marcelo Uchôa destaca o aspecto religioso da Doutrina Espírita. Ele segue na análise da carta de Allan Kardec aos espíritas de Lion. O texto está na biografia do codificador, por sua vez incluída como introdução a “O que é o Espiritismo”. Fica clara a consciência sobre a transformação do ser como objetivo da filosofia nascente.

Esta série é produzida pelo projeto Espiritismo e Mediunidade. Seus idealizadores são Marcelo e a esposa, Regina Mercadante. O trecho em estudo é uma resposta de Kardec pelas felicitações ao Ano Novo de 1862. Ele demonstra clareza a respeito do papel da Doutrina e do movimento espírita.

Para apoiar seu comentário, o apresentador cita a questão 842 de “O Livro dos Espíritos”. A espiritualidade afirma que o corpo doutrinário a melhor expressar a verdade será aquela que reunir o maior conjunto de pessoas boas entre seus adeptos.

Essa resposta coloca a busca por aprimoramento moral acima dos credos religiosos. O codificador registra essa certeza na carta. E declara que a Doutrina sistematizada por ele, dessa forma, não se atrela a qualquer religião.

Marcelo Uchoa:
Leave a Comment