X

O QUE É O ESPIRITISMO – EPISÓDIO 37

Este episódio expõe a convergência da Doutrina Espírita com a ciência e o pensamento racional. E, por outro lado, distancia-a das mistificações e do “sobrenatural”. Allan Kardec conversa com um cético. E esclarece esse visitante a cerca dos reais propósitos do Espiritismo. Sobrenatural é apenas aquilo que não se enquadra às leis da natureza. Não diz respeito à mediunidade, portanto.

Marcelo Uchôa acentua essa mensagem a partir da argumentação do codificador. Ele é incisivo e reafirma o compromisso da Doutrina com o aprimoramento moral do ser. O fenômeno mediúnico simplesmente, as predições e leituras da sorte, entretanto, não constituem seus objetivos.

Fundada em bases científicas, a filosofia espírita nasceu no século XIX, época do Positivismo. E, no diálogo com o cético, Kardec declara que a veracidade de uma nova ideia se verifica no futuro. Isto é, ela deve sobreviver ao tempo.

Esta série tem produção de Marcelo e da esposa, Regina Mercadante. Eles são os idealizadores do projeto Espiritismo e Mediunidade. A iniciativa disponibiliza outros estudos de obras espíritas.

Ananias:
Leave a Comment